Pontos Históricos e de Lazer

por Wesley Martins publicado 11/10/2022 15h20, última modificação 21/11/2022 10h23

Praça Benedito Valadares

Situada na área central da cidade e também conhecida como “Praça da Estação” ou “Praça da Cultura”, a Praça Benedito Valadares, além de ser uma homenagem a um grande político mineiro é também local de extrema beleza e tranquilidade. Com um vasto jardim, margeado por diversos bancos, a praça é composta por uma fonte luminosa e um tradicional e mineiríssimo coreto em sua parte central. Localizada ao lado da “Estação Cultura”, antiga Estação Ferroviária da cidade e, hoje, seda da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a praça recebe periodicamente eventos culturais, folclóricos, estudantis e sociais.
Praça Getúlio Vargas
Composta uma extensa área verde, a Praça Getúlio Vargas destaca-se por seu grande valor paisagístico e pela bela paisagem, composta por árvores de grande porte, plantas ornamentais e arbustos variados. A Igreja Matriz de Santo Antônio do Monte, localizada dentro da praça, dá um charme especial ao local, e a Fonte Luminosa encanta com seu jogo de águas e cores e dá o tom musical e festivo no centro da praça.
Praça Monsenhor Otaviano
Lugar de lazer e descontração, a Praça Monsenhor Otaviano é local de encontro de todas as idades. Localizada junto a Igreja Nossa Senhora da Rosário, a praça destaca-se por seus grandes jardins bem cuidados e pelo movimento diário de pessoas que por ali circulam. O busto erguido em homenagem a Monsenhor Otaviano, grande nome de Santo Antônio do Monte, encanta e dá o tom histórico e cultural no centro da praça.
Colégio Amâncio Bernardes
O Colégio Amâncio Bernardes localiza-se na Praça Getúlio Vargas, na área central da cidade e conta um amplo acervo, destacando-se pela sua historia, assim como pelo mobiliário e estrutura arquitetônica.
Estação Cultura
A Estação Cultura está localizada na área central da cidade, sendo um dos mais importantes atrativos do município. O prédio, antiga estação ferroviária da cidade, encanta por sua arquitetura e mobiliário que preservam as suas características originais. No local, onde atualmente funciona a Secretaria municipal de Cultura e Turismo, podem ser visitados e analisados documentos antigos, fotos de políticos famosos, históricos da cidade, dentre outros.
Chalé Magalhães Pinto
Local de nascimento e moradia, de José de Magalhães Pinto, político santoantoniense de renome nacional, o Chalé Magalhães é um dos mais importantes atrativos culturais e históricos do município. Com uma arquitetura belíssima que preza pelos detalhes e pelo uso da madeiras talhada como parte de seus adornos, o casarão de serviu de sede de secretarias municipais e bibliotecas. Atualmente, está em processo de reforma, para, dentro em breve, abrigar o Museu Municipal e o Centro Turístico e Cultural de Santo Antônio do Monte.
Casarão Monsenhor Otaviano
Antiga moradia, de Monsenhor Otaviano, um grande líder religioso santoantoniense, o casarão é um local de muitas estórias. Em seu interior, encontrão – se os mobiliários e pertences de seu antigo morador e a sua arquitetura é um de seus principais destaques. O Casarão localiza-se na Praça Dom Viçoso, local de encontro de grupos religiosos e folclóricos da cidade, como os cortes e Moçambique que fazem o Reinado de Nossa Senhora do Rosário.
Biblioteca Pública “Bueno de Rivera”
Batizada com o famoso escritor local, Bueno de Rivera, destacam-se as instalações da biblioteca Pública Municipal, instalada na Av.: Tancredo Neves, nº 326, Bairro: Centro, Fone: (37) 3281.7642, com um acervo de 10 mil livros e computadores com acesso gratuito a internet. Bueno de Rivera era o nome artístico do mineiro e santoantoniense Odorico Bueno (1911-1982). Ele publicou três livros de poesia: Mundo Submerso (1944); Luz do Pântano (1948); e Pasto de Pedra (1971).

Fonte: www.samonte.mg.gov.br