Copasa se reúne com vereadores na Câmara para discutir atividades do Programa Pró Mananciais

por Wesley Martins publicado 13/07/2023 14h46, última modificação 13/07/2023 14h46

Na tarde de quarta-feira (12), ocorreu uma relevante reunião na Câmara Municipal de Santo Antônio do Monte. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) convocou o encontro com o objetivo de apresentar aos vereadores do município as atividades do Programa Pró Mananciais.

Estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Gabriel Unha, juntamente com os vereadores Thiago Bolina e Robertinho da Van. Representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Secretaria de Meio Ambiente e da Copasa também marcaram presença.

O Programa de Proteção de Mananciais (PPM) é uma iniciativa conjunta da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e da Copasa. Neste ano, o programa tem como objetivo beneficiar 275 municípios em todas as regiões do estado. O principal foco do PPM é proteger, cuidar e recuperar nascentes e pequenos cursos d'água nos municípios mineiros regulados pela agência e operados pela companhia estatal.

Durante a reunião, a Copasa apresentou dados relacionados ao Programa Pró Mananciais em Santo Antônio do Monte e destacou o Projeto Chuá e as Gincanas Socioambientais, que envolveram atividades como a Feira Verde e a Feira do Desapego, contando com a participação de aproximadamente 350 alunos da Escola Estadual Padre Paulo. A companhia já investiu mais de R$ 744 mil reais em Santo Antônio do Monte por meio do projeto Pró Mananciais.

Essa iniciativa tem como objetivo promover a conscientização ambiental entre os estudantes, estimulando a preservação e o cuidado com os recursos hídricos locais. Além disso, o Programa Pró Mananciais também engloba ações de recuperação de nascentes e pequenos cursos d'água, contribuindo para a melhoria da qualidade da água disponível à população.

Durante a reunião, os vereadores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e expressar suas opiniões sobre o programa. O presidente da Câmara, vereador Gabriel Unha, ressaltou a importância da parceria entre a Copasa, a Emater e a Secretaria de Meio Ambiente para o êxito das ações de proteção dos mananciais. O encontro foi considerado positivo e produtivo, evidenciando a preocupação das autoridades locais com a preservação dos recursos hídricos e a valorização do meio ambiente.